segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Status CsF - Parte 3

Hi students!!

Como já postei em Capes- Parte 1 e Capes - Parte 2 a maior parte dos status da CAPES, pelo que eu passei vamos ao último!!

Como falei p/ vocês, segunda passada meu status mudou de "aguardando implementação" para "processo aceito, aguarde o pagamento"

No mesmo dia já recebi uma carta da minha técnica dizendo que o dinheiro entraria na minha conta em até 10 dias úteis!

Na terça (03/09) o status mudou para "bolsa implementada" e hoje (09/09) o dinheiro da minha bolsa entrou na conta.


Sei que se tem muitas dúvidas quanto aos valores. P/ a graduação não tenho muita informação, mas se você acessar esse link pode encontrar mais detalhes: CSF - Graduação

Para os alunos do doutorado pleno é o seguinte, considerando aqueles que estão indo p/ o UK. Confirmei todas essas informações com o técnico Silvio (um dos responsáveis por mandar o processo p/ o financeiro)
[contato: silvio.salles@capes.gov.br/ (61) 2022-6931 - SÓ entre em contato com ele caso sua bolsa já tenha sido implementada, se não ele não poderá te ajudar]

Mensalidade: £ 1300.00. O pagamento da mesma é efetuado trimestralmente até o 20° dia útil do 1° mês do trimestre. Isso significa que (olhem a simulação do exemplo):

Bolsas com implementação em Outubro (p/ aqueles que aulas começam em Out):
Trimestre: Out/Nov/Dez - Recebe agora no Brasil, em reais (conta bancária própria).
A próxima virá até o 20° dia útil de Janeiro, no Cartão do Bolsista. [em breve postarei informações] e assim por diante.

Auxílio Instalação: £1300.00 Pagos em reais, na conta brasileira, em uma parcela, somente p/ os alunos que ainda não inciaram o curso.

Passagem: USD 1706.00. Esse valor vai na sua ida, e na volta eles pagarão de novo o mesmo valor, ou seja, você receberá duas parcelas assim, uma agora (antes de ir) e outra quando for voltar.

Seguro Saúde: £1080.00. Essa parcela é anual. Eu recebi agora, então em Setembro do ano que vem receberei de novo.

NÃO há necessidade de devolver o excedente, mas se o bolsista optar pela saúde pública do país de destino TEM que devolver o dinheiro, na sua TOTALIDADE p/ CAPES.
[aconselho a comprar o seguro, pois a saúde pública de cada país não te dá tantos benefícios, e ele sai mais barato que o valor que a CAPES dá]

P/ maiores informações e orientações entrem aqui: Orientação ao bolsista - doutorado [ retirado do site da CAPES]
P/ informações p/ doutorado sanduíche ou pós - doutorado acesse Aqui

That´s all everybody!!

Logo postarei mais detalhes sobre seguro - saúde/viagem o cartão do bolsista (assim que eu tiver mais informações, pq o meu não chegou ainda) e pagamento do aluguel p/ alunos de Anglia!
Keep looking!



6 comentários:

  1. Olá Flávia! Adorei seu blog e estou seguindo! Eu sou da lista da Capes,mas como vou para o Uk tb decidi que seria legal te perguntar por aqui. Qual o seguro saúde que vc fez? Demora muito para fazer? Eu gastei todas as minhas economias na passagem, então não tenho escolha senão esperar a bolsa cair e comprar o seguro. Estou indo com meu dependente. Se quiser fazer um post sobre isso, posso ajudar! Obrigada e abs, Camila.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, tudo bem? Brigada pelo comentário. 1 Adoraria fazer um post sobre a ida como dependente, me manda uma mensagem com o seu contato (eu não publico aqui) e te escrevo.

    2. Eu já fechei meu seguro, minha bolsa caiu ontem, então foi qdo eu fiz. Demora uma 1/2hora, só o tempo de preencher todos os dados. Farei um post sobre isso entre hoje e amanha. Eu fechei da InterPatner (porto seguro), e minha mãe fez p/ mim pq é corretora. (te passo os contatos dela se quiser) Eu escolhi o mais caro, pq sobrava dinheiro da CAPEs ainda, então peguei o MUNDo (que cobria mais países) e minha mãe pegou comissão cheia mesmo. Mas existem planos mais em conta. Me manda a mensagem com seu facebook e conversamos melhor por lá!

    Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Olá Flavinha, Tudo bem? Flávia, sobre as taxas da universidade, como bech fee, você precisou intermediar alguma coisa ou a CAPES e a instituição fez tudo? sobre a CAPES, há possibilidades de atrasos? minha carta da universidade o prazo é agora dia 30 de Abril, porém ainda não recebi nenhuma notificação da mesma. Obrigado Flávinha!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gourmet7, entao a unica coisa que fiz sobre taxas da Universidade, foi pedir p/ Uni o Invoice (que e o famoso boleto) e mandei p CAPES, nada demais, contudo sei que algumas Unis mandam diretamente p/ eles. O que minha tecnica informou que muitas Unis, mandam via correio, e ai atrasa, ou perde, pq la em Brasilia as coisas sao meio complicados nos dptos p/ endereco, entao no meu caso a propria tecnica pediu p/. que eu mandasse. Eu nao tive atraso de nda, tudo cai certinho p/ mim, mas sei que tem gente que tem atraso sim. Qto a resultado, o meu tbm nao atrasou, mas pelo que vi nos grupos do facebook, parece que mtos atrasam sim, contudo, o prazo dado pela capes, pelo menos o que foi previsto no meu edital eram de 8 meses, e foi exatamente o que durou, desde da inscricao ate o deposito do dinheiro,. Boa sorte! =D

      Excluir
  4. Oi Fávia! Estou começando nisso agora e estou amando as infos que vc escreve, mesmo eu indo para o Canadá está ajudando muito.
    Tenho uma dúvida a respeito da mensalidade, vc recebe o valor acumulado ou uma vez só? Por exemplo, o edital fala que para o Canada a bolsa fica em 1400 reais mais ou menos, entao devo receber esse valor triplicado?
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  5. Ola Vanessa, entao, se eu nao estou errada, isso vale p/ todos, as mensaliades da bolsa sao depositadas a cada tres meses. Ou seja, se no seu caso vc recebe 1400, entao vc recebera isso vezes tres. Qdo sua bolsa e aprovada, e vc ja tem o seu SAC_-exterior, a plataforma da capes, onde vc checa tudo da sua bolsa, tem todas as datas e valores, ou seja, a que mes corresponde cada mensalidade, e tem tbm os semestres da CAPES, que sao fixo, assim vc tem ideia mais ou menos qto ira receber.

    Espero ter ajudado, boa sorte! =D

    ResponderExcluir